SIMA E SABESP REALIZAM EVENTO SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

I Ciclo de Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos discute geração de energia a partir de resíduos urbanos

“Na última terça-feira (13), cerca de 40 profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) estiveram reunidos no auditório Tauzer Garcia Quinderé da Sabesp para participar do I Ciclo de Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos.

A reunião teve início com o pronunciamento do assessor técnico da SIMA, José Valverde Machado Filho que deu boas-vindas e saudou os participantes e palestrantes. Na sequência, a superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios, Cristina Knörich Zuffo, falou da importância de iniciativas como essa para alavancar o conhecimento sobre tecnologias de tratamento de resíduos sólidos.

A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro Bruno Anici do Instituto Railton Faz que apresentou a geração de energia elétrica em uma Usina de Desintegração de Massa por meio do processamento de resíduos industriais e urbanos obtidos em aterros.

Em seguida, o engenheiro Sérgio Vidoto da Oxien do Brasil, falou das soluções que visam ao reaproveitamento energético de resíduos orgânicos e lodo de esgoto, utilizando o estado da arte em tecnologia de biodigestão. Vidoto apresentou como case a CS Bioenergia na ETE Belém da SANEPAR, em Curitiba (PR).

Ao término, os organizadores lembraram que já em setembro deverá ocorrer outra edição do Ciclo de Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos, dessa vez, enfocando tecnologias como gaseificação, produção de combustíveis derivados de resíduos e incineração.

O evento foi promovido pelo GT 5 do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – (CIRS) da SIMA e pela Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios – (TX) da Sabesp e teve como objetivo, a disseminação de conhecimento em tecnologias para tratamento de resíduos sólidos.

A iniciativa vai ao encontro dos estudos realizados pela Sabesp para ampliar sua área de atuação e começar também a administrar a destinação dada ao lixo. A ideia é que a empresa possa diminuir o impacto da disposição de resíduos nos aterros sanitários e, ao mesmo tempo, obtenha energia a partir do aproveitamento energético deste material. Essa energia poderá ser introduzida no sistema de distribuição de energia elétrica e comercializada.”

Fonte:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2019/08/sima-e-sabesp-realizam-evento-sobre-tratamento-de-residuos-solidos/

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta