REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS: Audi e cidade de Ingolstadt remediam antiga refinaria com Parque Tecnológico

IN-CampusGmbH: Audi e cidade de Ingolstadt remediam antiga refinaria com Parque Tecnológico

    • Antigo terreno industrial transforma-se em localidade moderna e de alta tecnologia na Alemanha
    • Projeto promove a viabilidade futura da região
    • Parque ficará pronto em 2022 com 75 hectares de área total, sendo 15 hectares exclusivos de compensação para a natureza.

 

“Um dos maiores projetos de remediação em andamento na Alemanha, o do IN-Campus GmbH, subsidiária da Audi AG na cidade de Ingolstadt, já está em andamento. Vários times especializados estão trabalhando na construção de um novo parque industrial e tecnológico, que deverá ficar pronto até o fim de 2022.

O IN-Campus Gmbh comprou o local da antiga refinaria Bayeroil em novembro de 2015. O local oferece inúmeras vantagens, incluindo uma área contínua de 75 hectares, toda a proximadade à planta da Audi AG e as boas conexões ao transporte da região. Com o novo projeto, a cidade de Ingolstadt e a Audi propiciarão uma nova vida em no lugar da antiga refinaria.

O objetivo primário do projeto é remover os poluentes do solo, do ar do solo e dos lençóis freáticos localizados na região para prover uma atmosfera saudável para os futuros visitantes e colaboradores do local. O trabalho extensivo de remediação está planejado para terminar no final de 2022. Após a conclusão, o IN-Campus Gmbh usará 60 hectares do terreno como um Parque Industrial e Tecnológico. Já 15 hectares da área total foram designados como área de compensação para a natureza.

Atualmente, o subsolo continua contaminado por poluentes de diferentes propriedades químicas e físicas. Métodos especiais apropriados para as várias classes de contaminação são usados de maneira eficiente para a remediação do local:

    • Air sparging – uso de ar para eliminar contaminantesusado em uma área de aproximadamente 100.000m²para remover contaminantes altamente voláteis da água subterrânea e do solo. Este é atualmente um dos maiores projetos de air sparging na Alemanha.
    • Escavação do solo – remediação utilizando método honeycombEsse método de substituição de solo com baixa emissão é usado para remover completamente os contaminantes de aproximadamente 600.000 toneladas de material poluído.
    • Lavagem de solo – limpando o solo um passo por vez: Uma planta de lavagem de solo trata progressivamente o local contaminado. Aproximadamente 90% do solo tratado pode ser reutilizado e o restante é eliminado.
    • Tratamento de Águas Residuais – diversos poços protegem a área: dez poços previnem o escoamento da água subterrânea contaminada. Uma planta de tratamento de água altamente desenvolvida purifica a água por meio do método de bombeamento e de tratamento.

As construções do parque tecnológico na ala oeste do IN-Campus estão previstas para iniciarem em 2018, incluindo a Project House – complexo de quatro prédios para 1.400 especialistas na área de novas tecnologias. O término das construções do complexo está previsto para o final de 2020. Estruturas adicionais serão acrescentadas progressivamente, como o Centro de Segura na Direção, o Centro de TI e o Centro de Energia.

Declarações no IN-Campus:

Dr. Christian Lösel, Prefeito de Ingolstadt: “Um centro de tecnologia de ponta para tecnologias disruptivas e inovações está sendo gradualmente construído aqui. Eu estou particularmente honrado em saber que um importante complexo para o futuro de Ingolstadt está crescendo por meio de uma extensiva remediação da antiga refinaria. Isso é um ganho para a cidade e o meio-ambiente.”

Thomas Vogel, Diretor Administrativo do IN-CampusGmbH (AUDI AG): “Eu vejo o projeto como uma grande oportunidade. Desenvolvendo o local, estamos dando uma enorme contribuição à região e ao futuro da viabilidade de Ingolstadt como um local com tecnologia de ponta.”

Norbert Forster, Diretor Administrativo do IN-CampusGmbH (IFG Ingolstadt): “A IFG e a AUDI AG trabalharam em conjunto anteriormente na construção de um centro de logística, um dos mais avançados na Europa. Com o projeto IN-Campus, estabelecemos mais um marco na área de digitalização e de inovação.”

Klaus Mittermaier, Membro do Conselho Geral de Trabalho da AUDI AG: “A remediação sustentável do local é um passo lógico em direção ao futuro. Um terreno industrial baldio está se transformando em um inovativo parque industrial que garantirá oportunidade de trabalho na região e equalizará a infraestrutura de Ingolstadt.”

Dr. Rüdiger Recknagel, Chefe de Proteção Ambiental da Audi AG:“Estamos orgulhosos de conduzir a primeira remediação compreensiva de uma antiga refinaria no estado da Baviera com um projeto eco-amigável de remediação. Assim, estamos devolvendo algo positivo para a sociedade e natureza.””

 

Fonte: audi-imprensa.com.br. Foto: segs.com.br

Sobre Hidrosuprimentos

Somos uma empresa genuinamente brasileira que produz tecnologia nacional de qualidade para aplicação em Hidrogeologia e Engenharia Ambiental, com ênfase nas atividades de Amostragem, Monitoramento e Remediação de solos e águas subterrâneas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta