POLUENTES ORGÂNICOS E REMEDIAÇÃO AMBIENTAL: A VISÃO DO IPT PARA O CONTAMINANTE CREOSOTO

Autores: Lélia Cristina da Rocha Soares; Gabriela Paupitz Mendes; Alexandre Muselli Barbosa; Nestor Kenji Yoshikawa; José Carlos Rocha Gouvêa Júnior; Claudio A.O. Nascimento; Marilda M.G. Ramos Vianna

Imagem: arquivo Hidrosuprimentos (Bomba de Remediação HS Autoremed)

Resumo:

“Dentre os poluentes orgânicos mais comuns, destaca-se o Creosoto, que é um óleo derivado da destilação do alcatrão amplamente utilizado na preservação da madeira. O Creosoto é uma mistura complexa mais densa que a água, sendo constituída por compostos de elevado grau de toxicidade que são considerados carcinogênico. Ainda, muitas técnicas de remediação não apresentam bom desempenho na remoção do Creosoto, devido à complexidade do mesmo, seja pela não remoção da fase residual ou do tratamento da fase dissolvida. Então, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sobre o contaminante Creosoto. Assim, será apresentado o que já se tem estudado sobre este contaminante, desde a sua caracterização físico-química até o seu comportamento no meio poroso e possibilidades de remediação.”


Referência:
SOARES, Lélia Cristina da Rocha; MENDES, Gabriela Paupitz; BARBOSA, Alexandre Muselli; YOSHIKAWA, Nestor Kenji; GOUVÊA JÚNIOR, José Carlos Rocha; NASCIMENTO, Claudio A.O.; VIANNA, Marilda M.G. Ramos. Uma revisão sobre o creosoto no meio poroso: características e possibilidades de remediação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO, 6., 2019, Belo Horizonte. Anais… 4p.


Acesso ao artigo no site do evento:
https://www.abas.org/vicimas/trabalhos/49.pdf

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta