ORIENTAÇÃO TÉCNICA E REGULATÓRIA DO CONSELHO INTERESTADUAL DE TECNOLOGIA E REGULAMENTAÇÃO (ITRC USA) – PFAS

Documento na íntegra >>>>> https://lnkd.in/dTYPfUeh

Informações básicas sobre PFAS – SITE DA USEPA

Site USEPA >>>>>
https://www.epa.gov/pfas/basic-information-pfas

O que são PFAS?

As substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) são um grupo de produtos químicos fabricados pelo homem que inclui PFOA, PFOS, GenX e muitos outros produtos químicos. Os PFAS foram fabricados e utilizados em uma variedade de indústrias em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos desde a década de 1940. PFOA e PFOS foram os mais extensivamente produzidos e estudados desses produtos químicos. Ambos os produtos químicos são muito persistentes no ambiente e no corpo humano – o que significa que eles não se decompõem e podem se acumular ao longo do tempo. Há evidências de que a exposição ao PFAS pode levar a efeitos adversos à saúde humana.

O PFAS pode ser encontrado em:

  • Alimentos embalados em materiais contendo PFAS, processados ​​com equipamentos que usavam PFAS ou cultivados em solo ou água contaminados por PFAS.
  • Produtos domésticos comerciais , incluindo tecidos repelentes a manchas e à água, produtos antiaderentes (por exemplo, Teflon), polidores, ceras, tintas, produtos de limpeza e espumas de combate a incêndio (uma das principais fontes de contaminação das águas subterrâneas em aeroportos e bases militares onde treinamento de combate a incêndios ocorre).
  • Local de trabalho , incluindo instalações ou indústrias de produção (por exemplo, cromagem, fabricação de eletrônicos ou recuperação de óleo) que usam PFAS.
  • Água potável , normalmente localizada e associada a uma instalação específica (por exemplo, fabricante, aterro, estação de tratamento de águas residuais, instalação de treinamento de bombeiros).
  • Organismos vivos , incluindo peixes, animais e humanos, onde o PFAS tem a capacidade de se desenvolver e persistir ao longo do tempo.

Certos produtos químicos PFAS não são mais fabricados nos Estados Unidos como resultado de interrupções progressivas, incluindo o Programa de Administração PFOA, no qual oito principais fabricantes de produtos químicos concordaram em eliminar o uso de produtos químicos relacionados a PFOA e PFOA em seus produtos e como emissões de suas instalações. Embora o PFOA e o PFOS não sejam mais fabricados nos Estados Unidos, eles ainda são produzidos internacionalmente e podem ser importados para os Estados Unidos em bens de consumo, como carpetes, couro e vestuário, têxteis, papel e embalagens, revestimentos, borracha e plásticos.

Por que o PFAS é importante?

Os PFAS são encontrados em uma ampla gama de produtos de consumo que as pessoas usam diariamente, como panelas, caixas de pizza e repelentes de manchas. A maioria das pessoas foi exposta ao PFAS. Determinadas PFAS podem se acumular e permanecer no corpo humano por longos períodos de tempo. Há evidências de que a exposição ao PFAS pode levar a resultados adversos à saúde em humanos. Os produtos químicos PFAS mais estudados são PFOA e PFOS. Estudos indicam que PFOA e PFOS podem causar efeitos reprodutivos e de desenvolvimento, fígado e rins e imunológicos em animais de laboratório. Ambos os produtos químicos causaram tumores em animais. Os achados mais consistentes são o aumento dos níveis de colesterol entre as populações expostas, com achados mais limitados relacionados a:

  • baixo peso ao nascer,
  • efeitos no sistema imunológico,
  • câncer (para PFOA) e
  • interrupção do hormônio tireoidiano (para PFOS).

Qual é a diferença entre PFOA, PFOS e GenX e outro PFAS de substituição?

As substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) são um grupo de produtos químicos fabricados pelo homem que estão em uso desde a década de 1940 e são (ou foram) encontrados em muitos produtos de consumo, como panelas, embalagens de alimentos e repelentes de manchas. As instalações de fabricação e processamento de PFAS, aeroportos e instalações militares que usam espumas de combate a incêndios são algumas das principais fontes de PFAS. O PFAS pode ser liberado no ar, no solo e na água, incluindo fontes de água potável. PFOA e PFOS são os produtos químicos PFAS mais estudados e foram eliminados voluntariamente pela indústria, embora ainda sejam persistentes no ambiente. Existem muitos outros PFAS, incluindo produtos químicos GenX e PFBS em uso em toda a nossa economia.

GenX é o nome comercial de uma tecnologia usada para fabricar fluoropolímeros de alto desempenho (por exemplo, alguns revestimentos antiaderentes) sem o uso de ácido perfluorooctanóico (PFOA). O ácido dímero HFPO e seu sal de amônio são os principais produtos químicos associados à tecnologia GenX. Produtos químicos GenX foram encontrados em águas superficiais, subterrâneas, água potável acabada, água da chuva e emissões atmosféricas em algumas áreas.

Como parte do rascunho da avaliação de toxicidade da EPA, a agência desenvolveu rascunhos de doses de referência oral (RfDs) para produtos químicos GenX e PFBS. Saiba mais sobre a avaliação preliminar de toxicidade da EPA no GenX. 

Como as pessoas são expostas ao PFAS?

Existem várias maneiras pelas quais as pessoas podem ser expostas a esses produtos químicos e em diferentes níveis de exposição. Por exemplo, as pessoas podem ser expostas a baixos níveis de PFAS através dos  alimentos , que podem ser contaminados por:

  • Solo e água contaminados usados ​​para cultivar os alimentos,
  • Embalagens para alimentos que contenham PFAS e
  • Equipamento que usou PFAS durante o processamento de alimentos. 

As pessoas também podem ser expostas a produtos químicos PFAS se forem liberadas durante o uso normal  , biodegradação ou descarte de produtos de consumo  que contenham PFAS. As pessoas podem ser expostas ao PFAS usado em produtos tratados comercialmente para torná-los repelentes à água e manchas ou antiaderentes. Esses produtos incluem tapetes, couro e vestuário, têxteis, papel e materiais de embalagem e panelas antiaderentes.

As pessoas que  trabalham  nas instalações de produção do PFAS, ou instalações que fabricam produtos fabricados com o PFAS, podem ser expostas em determinados ambientes ocupacionais ou através de ar contaminado.

A água potável  pode ser uma fonte de exposição nas comunidades onde esses produtos químicos contaminaram o suprimento de água. Essa contaminação é tipicamente localizada e associada a uma instalação específica, por exemplo,

  • uma instalação industrial em que o PFAS foi produzido ou usado para fabricar outros produtos, ou
  • uma refinaria de petróleo, aeródromo ou outro local no qual o PFAS foi usado para combate a incêndios. 

PFOA, PFOS e GenX foram encontrados em vários sistemas de água potável devido à contaminação localizada. Você pode ver mais informações sobre exposições ao PFAS por meio da água potável em nossa página  Conselhos sobre saúde em água potável para PFOA e PFOS .

Existem efeitos na saúde do PFAS?

Há evidências de que a exposição ao PFAS pode levar a resultados adversos à saúde em humanos. Se seres humanos ou animais ingerem PFAS (comendo ou bebendo comida ou água que contenham PFAS), os PFAS são absorvidos e podem se acumular no corpo. Os PFAS permanecem no corpo humano por longos períodos de tempo. Como resultado, à medida que as pessoas são expostas ao PFAS de diferentes fontes ao longo do tempo, o nível de PFAS em seus corpos pode aumentar a ponto de sofrerem efeitos adversos à saúde.

Estudos indicam que PFOA e PFOS podem causar efeitos reprodutivos e de desenvolvimento, fígado e rins e imunológicos em animais de laboratório. Ambos os produtos químicos causaram tumores em estudos com animais. Os achados mais consistentes dos estudos em epidemiologia humana são o aumento dos níveis de colesterol entre as populações expostas, com achados mais limitados relacionados a:

  • pesos infantis do nascimento,
  • efeitos no sistema imunológico,
  • câncer (para PFOA) e
  • interrupção do hormônio tireoidiano (para PFOS).

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta