ONÇA-PARDA É AVISTADA NO PARQUE ESTADUAL RESTINGA DE BERTIOGA-SP

26/11/2019

O segundo maior felino do Brasil foi fotografado pelo monitor ambiental Francisco Paulino

Resultado de imagem para onça parda restinga bertioga

“No dia 22 de novembro, a equipe de gestão do Parque Estadual Restinga de Bertioga agendou uma vistoria técnica conjunta com integrantes do setor de meio ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), para realização de estudos de viabilidade de roteiros de uso público previstos no Plano de Manejo da Unidade de Conservação, aprovado pela Resolução SMA n° 203, de 27 de dezembro de 2018.

Ao chegarem próximo à Usina Hidrelétrica de Itatinga, no interior do Parque, próximo ao limite junto do Núcleo Bertioga do PESM, a equipe, composta por sete pessoas, foi surpreendida pelo aparecimento de uma onça-parda (Puma concolor). O monitor ambiental Francisco Paulino registrou a rara presença do felino naquela região em horário diurno.

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil. Este animal ocorre em uma ampla variedade de hábitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros. Seu padrão de atividades é tipicamente noturno, apesar de eventualmente ser observada em atividade em diversas horas do dia, principalmente ao entardecer. O período de gestação dura de 82 a 98 dias, nascendo de um a seis filhotes.

PE Restinga de Bertioga

O Parque Estadual Restinga de Bertioga, com 9.312,32 ha fica integralmente no município de Bertioga, litoral norte do estado de São Paulo, tendo como objetivo a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico entre os ambientes marinho – costeiros, a restinga e a Serra do Mar.

Abriga áreas de manguezal, floresta ombrófila densa e 98% dos remanescentes de mata de restinga da Baixada Santista. Abriga também 53 espécies de bromélias – 1/3 das espécies de todo o estado – e 44 espécies ameaçadas de extinção. Apresenta grande diversidade de espécies da fauna, entre elas, espécies ameaçadas de extinção – nove espécies de aves, 14 de répteis e anfíbios e seis de mamíferos. Protege as sub-bacias do rio Itaguaré e Guaratuba, que apresentam boa disponibilidade hídrica e qualidade da água.

Há também um rico patrimônio cultural, com a presença de sambaquis, indicando ocupação por povos pescadores-coletores-caçadores, que podem remontar a 5 mil anos.”

Município: Bertioga
Avenida Henrique Costabile, 114 – Centro
Fone: (13) 3317-2094
E-mail: pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br

Fonte: ambiente.sp.gov.br

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta