Maurício Brusadin é o novo secretário do Meio Ambiente

Diálogo é a palavra de ordem com que Brusadin promete iniciar sua gestão no Sistema Ambiental Paulista

Posse Site Cetesb 02
“Na manhã da quinta-feira, 31/8, o governador Geraldo Alckmin deu posse, como secretário de Estado do Meio Ambiente, ao economista Maurício Brusadin, no Palácio dos Bandeirantes. Após assinar a nomeação, o governador se reuniu com seu novo secretário e lhe entregou uma lista com 12 desafios que ele terá pela frente. Embora não os tenha revelado, Brusadin comentou o fato na cerimônia de posse para convidados no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, em Pinheiros.

Posse Site Cetesb 03

O novo secretário iniciou sua fala dizendo: “Vamos construir uma política ambiental de muito diálogo com todos os setores. É possível juntar SOS Mata Atlântica, Unica, Fiesp, enfim, todos, em torno de um objeto comum que é a sustentabilidade”. O secretário elogiou também programas como o Município VerdeAzul, “hoje uma referência e prova que política pública boa é a que continua. Tudo o que eu puder, farei para que esse programa possa ser ampliado.”

Outra preocupação de Brusadin é a de conectar a secretaria com a sociedade civil. “Ontem eu disse para nosso chefe de gabinete, Antônio Wagner Pereira, que não assino nada antes de uma resolução para recompor os Conselhos, que existem para dar voz a quem não tem”. Ao finalizar, falou da importância de se criar a figura do cientista residente. “Não é possível que uma secretaria como a nossa não faça aliança com a ciência. Temos grandes universidades que têm produção e conhecimento gigantescos. Temos que deixar claro que é a ciência que pautará nossas decisões.”

Além de Brusadin, foi nomeado também Eduardo Trani como secretário adjunto do Meio Ambiente. Trani, que está no Sistema Ambiental Paulista há mais de 20 anos, abriu a cerimônia fazendo uma síntese de sua trajetória, iniciada na gestão de Fabio Feldmann, até sua gestão à frente da Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Nesse período, a Secretaria foi responsável pela maioria das resoluções que mudaram os rumos do meio ambiente no Estado de São Paulo, espelho para o Brasil.

A posse foi acompanhada por ex-secretários do meio ambiente, deputados, prefeitos, ambientalistas e funcionários do Sistema Ambiental Paulista. Na mesa de abertura, José Pedro de Oliveira Costa, representando o ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho; Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica; Carlos Roberto dos Santos, presidente da Cetesb; Maria Cristina Murgel, da Fiesp; Elisabeth Farina, da Unica; Guilherme Mussi, deputado federal; Reinaldo Alguz, deputado estadual; e Rogério Menezes, secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e, também, presidente da ANAMA.

Maurício Brusadin

É natural de Jaboticabal, formado em economia pela Unesp e mestre em engenharia urbana, pela UFSCar. Professor de planejamento digital da ComScholl, professor de comunicação pública digital da ePoliticScholl e diretor de direitos humanos de terceira geração (sustentabilidade) da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

Eduardo Trani

É doutor em urbanismo e planejamento territorial e ambiental e mestre em artes cinematográficas pela Universidade de Paris. Como professor-doutor atuou em faculdades privadas e leciona no Centro Universitário do Senac, além de cursos de pós-graduação em gestão e planejamento ambiental. Foi ainda assessor de Planejamento da Secretaria da Habitação e da CDHU, secretário-executivo do Conselho Estadual de Habitação e chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Habitação.”

Posse Site Cetesb 04

Posse Site Cetesb 05

 

Fonte: cetesb.sp.gov.br

Sobre Hidrosuprimentos

Somos uma empresa genuinamente brasileira que produz tecnologia nacional de qualidade para aplicação em Hidrogeologia e Engenharia Ambiental, com ênfase nas atividades de Amostragem, Monitoramento e Remediação de solos e águas subterrâneas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta