Famílias ocupam área contaminada e com risco de explosão em SP

“Moradores sem teto ocupam uma área contaminada por metano em Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, e convivem com o risco de explosões. A área ocupada por 600 famílias, cerca de 1.200 pessoas que chegou a abrigar uma creche e uma escola, foi anteriormente um aterro clandestino. O solo e a água do lençol freático estão contaminados por metano, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As informações são da rádio CBN.

Os moradores da Frente de Luta por Moradia se queixam especialmente do odor pela tarde, quando os raios de sol incidem mais diretamente sobre o local. Reclamam ainda do gosto da água.

Ivanice Lopes da Silva conta que saiu da casa de aluguel onde vivia com os quatro filhos na Vila Zilda, na Zona Norte. Ela tem uma filha de 8 anos com paralisia cerebral que precisa de uma dieta especial.

“Aqui parece que você está em outro mundo. Você sai é um ar diferente. Entra aqui é um fedor. É horrível. Aqui é uma bomba que qualquer hora pode explodir”, diz.

O terreno fica na Rua Mendonça Júnior. As famílias dividem as salas do local que antes abrigava uma creche. Há ainda barracos de madeira construídos de forma desorganizada, fazendo que as ruas tenham formato sinuoso e com pouca iluminação.

Cibele de Souza tem 19 anos e dois filhos – o caçula de 8 meses vive doente. “Muita alergia. Tenho certeza que é esse gás aqui”, diz.

Os moradores dizem que representantes da Prefeitura de São Paulo estiveram no local no final do ano passado, mas até agora não obtiveram retorno de possíveis medidas a serem tomadas para ajudar as famílias.”

Fonte: G1

Nota do Blog da Hidrosuprimentos: No vídeo da reportagem disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/area-contaminada-e-com-risco-de-explosao-tem-600-familias-de-sem-teto.html , podemos ver aos 49 segundos e em 1 minuto e 19 segundos as tampas de calçada da HIDROSUPRIMENTOS instaladas no local pela empresa responsável pela remediação da área.

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta