Dica Cultural: Mostra gratuita reúne 70 filmes com temática ambiental

 

“A relação do homem com a natureza é o foco da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O evento, que será realizado de 22 a 30 de maio, em São Paulo, reúne 70 produções de mais de 20 países, algumas com passagem por importantes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã e Sundance.

Entre os cineastas de destaque estão Akira Kurosawa, Werner Herzog, Paul Newman, Joris Ivens, Ermanno Olmi, Nicolas Roeg e Arne Sucksdorff.

 

Mostra Ecofalante traz 70 filmes com foco ambiental

 

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental reúne 70 filmes, de mais de 20 países

 

A programação acontece em seis salas da cidade e conta com 50 estreias brasileiras. Serão realizados também debates diários, que serão gravados e posteriormente lançados na internet.

“Sentimos falta de uma plataforma forte que privilegiasse essa temática”, diz Chico Guarida, responsável pela mostra. “É importante que a população paulista tenha a oportunidade de discutir, por meio do cinema, questões ambientais que passam também pela sustentabilidade, governança, cidadania, participação e políticas públicas.”

A mostra é dividida em sete eixos temáticos: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização e povos/lugares. Para as crianças, foram selecionados títulos educativos. Haverá também uma edição especial em 3D e a inauguração de uma sala de cinema da USP (Universidade de São Paulo), na Rua Maria Antônia, região central.

“A grande inovação desta edição é a ênfase em ambiente urbano. Os temas relacionados às cidades são poucos abordados mas, ao mesmo tempo, são bastante importantes. Afinal, 96% da população vive neste meio.”

Além da seleção contemporânea dos filmes, a mostra faz uma retrospectiva histórica e homenageia o diretor de fotografia Aloysio Raulino, considerado um dos mais importantes do cinema brasileiro. Serão apresentados três títulos premiados: “Lacrimosa” (1970, correalizado com Luna Alkalay), “O Tigre e A Gazela” (1977) e “Porto de Santos” (1978).

“Outra característica nova é a abertura para filmes de ficção que debatem as questões ambientais”, diz Guariba.

O circuito será reprisado nas cidades de Piracicaba, Santos e Bauru, interior de São Paulo, e 30 títulos serão exibidos também durante a Virada Sustentável, que acontece em junho, na capital paulista.

“Essa é a maior mostra ambiental de São Paulo e tende ser uma das mais importantes do mundo”, afirma Guariba.”

 

Serviço

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Data: 23 a 30 de maio
Locais: Reserva Cultural, av. Paulista, 900, Bela Vista
Cine Livraria Cultura, av. Paulista, 2.073, Cerqueira Cesar
Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vla Clementino
Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro 1.000, Liberdade
Cine Olido, av. São João, 473, Centro
Cinusp Maria Antônia, rua Maria Antônia, 294, Consolação
Site: www.ecofalante.org.br

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Sobre Hidrosuprimentos

A HIDROSUPRIMENTOS é uma empresa brasileira que produz desde 1997 tecnologias, equipamentos e acessórios para toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta