Consema transmite primeira reunião ao vivo

 

Consema transmite primeira reunião ao vivo

População poderá acompanhar as sessões pelo facebook do Sistema Ambiental Paulista

Texto: Luciana Reis / Foto: José Jorge
Revisão: Cris Leite. Disponível em ambiente.sp.gov.br

 

“Prestes a completar 35 anos de existência, o Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema iniciou, na terça-feira, 27 de março, a transmissão ao vivo de suas sessões no facebook do Sistema Ambiental Paulista. “É mais uma ferramenta de transparência e de aproximação com a população do estado de São Paulo para tratar de temas ambientais relevantes”, destacou o presidente do Conselho, secretário Maurício Brusadin.

Na pauta da 364ª  reunião, os conselheiros aprovaram a proposta do novo limite do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, que possui o único fragmento de Cerrado preservado na região metropolitana de São Paulo. Com as alterações, a Unidade de Conservação passa de 1.955 para 2.100 hectares.

Também na reunião, a apresentação do Programa Palmito Legal, que está desenvolvendo ações para promover a conservação do palmito-juçara, integrando governos estadual e federal, produtores, comerciantes e sociedade civil. Importante destacar que a preservação da juçara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para cerca de 70 espécies, entre aves e mamíferos.

Para coibir esse tipo de exploração, o Grupo de Trabalho está criando ações para fomentar o manejo sustentável do palmito, o desenvolvimento da cadeia de produção, a conscientização da população para o consumo legal e a fiscalização para conter o crime organizado.

Além do Programa Palmito Legal, os conselheiros conheceram as Ações de Proteção Animal, que serão lançadas na quinta-feira, 29 de março, durante evento no Palácio dos Bandeirantes. Projeto Ninhos, campanha de comunicação e divulgação da importância da guarda responsável em rodovias e transporte público estadual, controle populacional de cães e gatos no entorno de unidades de conservação, manejo de fauna silvestre em vida livre e parecerias com universidades e ONGs são algumas delas.

Importante destacar que as reuniões do Consema continuam disponíveis na TV Consema, no site da Secretaria do Meio Ambiente.”

 

 

Sobre Hidrosuprimentos

Somos uma empresa genuinamente brasileira que produz tecnologia nacional de qualidade para aplicação em Hidrogeologia e Engenharia Ambiental, com ênfase nas atividades de Amostragem, Monitoramento e Remediação de solos e águas subterrâneas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta