BRASIL E ESTADOS UNIDOS DISCUTEM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

15/04/2019 / disponível em cetesb.sp.gov.br

“A gestão adequada dos resíduos sólidos motiva discussões em todo o planeta. Hoje, 15.04, a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB, Patrícia Iglecias, participou de encontro promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base ABDIB, sobre o tema.

“Incentivar os municípios na busca de boas práticas para redução e disposição correta dos resíduos é a meta da CETESB dentro do programa de “portas abertas”. Até o momento, representantes de 109 municípios foram recebidos, por técnicos da Companhia, e um número similar de consultas foram feitas por meio dos respectivos consórcios de bacias hidrográficas,” explica Patrícia Iglecias.

O seminário provocou a troca de informações e estratégias entre os órgãos ambientais Brasileiros e representantes da National Waste & Recycling Association. Os Estados Unidos da América EUA chegaram a ter 19 mil lixões que, ao longo das décadas, foram sendo substituídos paulatinamente por aterros sanitários. A partir dos anos 80, houve um movimento de consolidação de operações em aterros regionais, o que reduziu a quantidade de instalações de 7.924, em 1998, para 1.956, em 2014, segundo a Environmental Protection Agency (EPA).

Patrícia Iglecias dentro do tema “As perspectivas do Brasil para avançar na agenda setorial” falou sobre a política de logística reversa e sua evolução no Estado. “Até o momento foram propostos 26 planos individuais e coletivos, que estão em análise na CETESB. Os projetos representam, aproximadamente, 2.179 empresas. Foram notificadas outras 239 no sentido de apresentarem suas propostas com o objetivo de viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos nos seus setores de atividade,” informa.

O seminário, que aconteceu no Hotel Inter-continental, na capital Paulista, teve a presença do subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A realização foi do Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib, com apoio das entidades setoriais Abetre, ABLP, Abrager, Abrelpe, Selurb e Selur.”

Sobre Hidrosuprimentos

Somos uma empresa genuinamente brasileira que produz tecnologia nacional de qualidade para aplicação em Hidrogeologia e Engenharia Ambiental, com ênfase nas atividades de Amostragem, Monitoramento e Remediação de solos e águas subterrâneas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta