Ação programada de desenvolvimento e proteção de águas subterrâneas no Estado de São Paulo 2017-2020

 

 

 

 

 

“Denominado “Ação programada de desenvolvimento e proteção de águas subterrâneas no Estado de São Paulo”, o documento propõe projetos e ações consideradas prioritárias, para o período de 2017-2020. Representa o resultado do esforço coletivo e coordenado de um Grupo de Trabalho Interinstitucional, composto de profissionais da área de hidrogeologia das instituições públicas que atuam no Estado. A iniciativa de planejamento visa promover coesão e sinergias institucionais, evitar sobreposições de recursos e potencializar resultados. É importante mencionar que o documento se alicerça na revisão dos avanços alcançados no período anterior, entre 2007 e 2015, sob a égide do então denominado Programa Ambiental Estratégico Aquíferos e sua sequência.

A exploração de água subterrânea no Estado de São Paulo é intensa, e, com a expansão da atividade econômica e do comprometimento das águas superficiais pela poluição, a tendência do incremento no seu uso é realidade factual. A totalidade dos municípios utiliza total ou parcialmente água subterrânea para o abastecimento, seja através da rede pública, ou fontes privadas. Portanto, trata-se de fonte de extrema importância para a manutenção da segurança hídrica do Estado.

Ação programada de desenvolvimento e proteção de águas subterrâneas no Estado de São Paulo (PDF – 2.44 MB)

Sobre o logotipo

A Imagem do logotipo expressa o papel que o Grupo de Trabalho Aquíferos (GTA) almeja desempenhar para a sociedade e meio ambiente do Estado de São Paulo.

O âmbito de atuação do GTA do Estado de São Paulo, representados no centro da imagem. A curva que contorna este ponto central apresenta 3 cores que se encadeiam sucessivamente, ou seja, estão em movimento. Tudo começa com o verde, que representa as necessidades que surgem na sociedade e no ambiente por ela habitado. Em curva ascendente, do verde passamos ao azul, que representa o âmbito do conhecimento, da vida cultural. Assim, idealmente, as necessidades da sociedade devem ser percebidas por aqueles que tem a capacidade de produzir conhecimento e, com este conhecimento, oferecer soluções. Na fase final do caminho, já na curva descendente, encontra-se o vermelho, que representa o mundo real, onde tudo acontece. Desta forma, o conhecimento e as soluções oferecidas chegam ao mundo prático e são efetivamente aplicadas. Com isto um ciclo se fecha, e outros poderão ser iniciados: novas necessidades, novos conhecimentos e novas aplicações.

Assim o GTA através da Ação Programada em Águas Subterrâneas, tem como objetivo perceber as necessidades que a sociedade do Estado de São Paulo tem com relação aos recursos hídricos, produzir conhecimento adequado para oferecer soluções, e engajar-se na sociedade para que as soluções sejam aplicadas na prática.”

 

Fonte: igeologico.sp.gov.br

Sobre Hidrosuprimentos

Somos uma empresa genuinamente brasileira que produz tecnologia nacional de qualidade para aplicação em Hidrogeologia e Engenharia Ambiental, com ênfase nas atividades de Amostragem, Monitoramento e Remediação de solos e águas subterrâneas. HIDROSUPRIMENTOS. Tecnologia a serviço do meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta